Saltar para o conteúdo principal

Álvaro Siza Vieira

Álvaro Siza Vieira nasceu em Matosinhos, a 25 de junho de 1933. Estudou Arquitetura na Escola Superior de Belas Artes da Universidade do Porto entre 1949 e 1955.
Influenciado pelas obras dos arquitetos Adolf Loos, Frank Lloyd Wright e Alvar Aalto, desde cedo conseguiu desenvolver a sua própria linguagem, sempre com as referências modernistas internacionais, mas também marcada pela tradição construtiva portuguesa.
Em Portugal, distinguiu-se com obras como a Casa de Chá, Leça da Palmeira, a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, a Igreja de Marco de Canaveses, o edifício Sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso, bem como o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, Chaves.
Para além destas, notabilizou-se igualmente no exterior como em Santiago de Compostela, Barcelona, Haia, Maastricht, Alicante, Granada.
Devido a toda a projeção que a sua obra possui, Siza Vieira é considerado, atualmente, o arquiteto português com mais visibilidade e prestígio internacionais.