Bruno Gil

Bruno Gil é arquiteto e investigador em pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais (Universidade de Coimbra), onde co coordena o projeto de investigação “(EU)ROPA”. É Professor Auxiliar convidado no Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra, nas áreas de Teoria e História.

Em 2017, concluiu a sua tese de doutoramento intitulada “Culturas de Investigação em Arquitectura: Linhas de pensamento nos centros de investigação, 1945-1974”, distinguida com o Prémio Nuno Teotónio Pereira, na sua primeira edição em 2019, e finalista da XII edição do concurso bienal ibérico de teses de doutoramento, Arquia/tesis 2019.

Desde 2019, é cocoordenador da “Joelho – Revista de Cultura Arquitectónica”, publicada pela editorial e|d|arq (DARQ UC), onde também é co-coordenador das edições com Armando Rabaça.

Em 2019, cofundou o workshop internacional “CASA – Coimbra Architecture Summer Atelier” e continua a sua coordenação geral, após duas primeiras edições “CASA ORIGIN” (2019) e CASA “EMERGENCE” (2021).

Com uma abordagem cultural ao ensino e à investigação em arquitetura, ao visar simultaneamente as especificidades dos seus lugares e as redes de transferência de conhecimento, escreveu artigos para publicações como “Footprint: Delft architecture theory journal”, “arq: Architectural Research Quarterly”, “Docomomo Journal”, “Writingplace Journal”, e “Joelho – Revista de Cultura Arquitectónica”.