Saltar para o conteúdo principal

Lourdes Castro

Lourdes Castro (Funchal, 1930 – 2022) estudou pintura na Escola de Belas-Artes de Lisboa entre 1950 e 1956. Em 1957, depois de uma passagem por Munique, instala-se em Paris com René Bertholo, com quem funda a revista KWY (1958–63) de que fizeram parte Christo, Jan Voss, José Escada, João Vieira, Costa Pinheiro e Gonçalo Duarte.

Após um curto período, nos primeiros anos parisienses, ainda dedicado à pintura abstrata, Lourdes Castro começa a produzir as primeiras colagens ou assemblages com objetos que encontrava, seguindo-se a descoberta daquele que viria a ser o tema fulcral da sua carreira – a sombra. Na sua incessante pesquisa sobre a sombra, Castro experimenta uma imensa variedade de materiais, suportes e técnicas – serigrafia, acrílico, pintura, bordado – começando por representar as pessoas que a rodeavam e, mais tarde, objetos, plantas e flores.

Em 2000 Lourdes Castro participou na Bienal de São Paulo e, ao longo da sua carreira, expôs em numerosas instituições nacionais e internacionais.