A exposição ”Orgânico Racional” sobre a obra do arquiteto Pedro Ramalho, patente entre junho e setembro 2019 na Galeria da Casa, com curadoria de Nuno Brandão Costa e com base num olhar sobre o seu acervo doado à Casa da Arquitectura, parte de uma seleção de dez obras do arquiteto portuense construídas no distrito do Porto desde os anos 60 até à atualidade, retratando vários programas e escalas de intervenção.
Segundo Nuno Brandão Costa, aqui se pretende ”revelar a importância, a singular qualidade e a coerência do seu corpo de trabalho, demonstrando a resistência física e conceptual das suas edificações e a intemporalidade da sua arquitetura, impermeável a tendências, modismos estilísticos, correntes ou agendas críticas.”
A exposição intitulada Orgânico Racional propõe uma visão-síntese sobre a obra do arquiteto Pedro Ramalho, concebida com base num olhar sobre o seu acervo recentemente doado à Casa da Arquitetura. A mostra pretende revelar a importância, a singular qualidade e a coerência do seu corpo de trabalho, demonstrando a resistência física e conceptual das suas edificações e a intemporalidade da sua arquitetura, impermeável a tendências, modismos estilísticos, correntes ou agendas críticas.
Pedro Ramalho
Nuno Brandão Costa
Nuno Brandão Costa (Porto, 1970) licencia-se pela FAUP (Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto) em 1994, onde leciona a Cadeira de Projeto 4 desde 2001 e se doutorou em 2013.
Entre 1992 e 1993 faz um estágio curricular com Herzog & de Meuron em Basileia na SuÍça, entre 1993 e 1997 colabora com José Fernando Gonçalves & Paulo Providência no Porto e em 1998 inicia a sua atividade na sequência do 1º prémio no Concurso para o projeto da Biblioteca da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
O seu trabalho foi exposto na 8ª Exposição Internacional da Bienal de Veneza em 2004; na Bienal de arquitetura de São Paulo em 2005; “Portugal Now”, Cornell University, Nova Iorque em 2007; “Tradition is inovation” Tokyo em 2011, na Trienal de arquitetura de Milão em 2004 e 2014 e na 2a Bienal de arquitetura de Chicago em 2017.
Autor dos projetos expositivos da Trienal de Arquitectura de Lisboa em 2007 e 2016.
Nomeado para o prémio “Mies Van der Rohe”, 2008, BSI – Swiss Architectural Award, 2012 e o Prémio FAD, 2017
É-lhe atribuido o Prémio revelação e mérito “Jornal Expresso – SIC” em 2004, o Prémio Secil em 2008 e o Prémio Vale da Gândara em 2010/2011.
Nomeado com Sérgio Mah, curador da Representação Oficial Portuguesa na 16ª Bienal de Arquitectura de Veneza, 2018.
Professor convidado na ETSA da Universidad de Navarra; Estudio Barozzi Universidade de Girona; EHL CAMPUS Lausanne.
Critico convidado na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho (EAUM), Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra (DARQ), École Polytechnique Federale de Lausanne (ENAC-EPFL), FAPyD-UNR de Rosário, Università Luav di Venezia (Iuav), Harvard Graduate School of Design (GSD), Cambridge e ETH Zurique.
Coordenador e professor do Curso de Estudos Avançados em Projeto de Arquitetura (EAPA 2014/2015) na FAUP.
Conferencista em Seminários e Faculdades de Arquitetura na Alemanha, Argentina, BulgÁria, Colombia, Croácia, França, Itália, Macedónia, México, Portugal, República da Irlanda, Espanha e Suíça.