Explorar
A Casa da Arquitectura, criada em 2007 em Matosinhos, é uma entidade sem fins lucrativos que tem vindo a afirmar-se no universo da criação e programação de conteúdos e arquivo para a divulgação nacional e internacional da arquitetura junto da sociedade.
Google Arts & Culture
Conheça a exposição multimédia da Casa da Arquitectura Centro Português de Arquitectura na plataforma Google Arts & Culture.
Exposições em Destaque
A programação da Casa da Arquitectura assenta na apresentação de exposições temporárias.
-
Exposição Temporária “Infinito Vão”, 2018
Saiba mais -
Exposição Temporária “Orgânico Racional”, 2019
Saiba mais -
Exposição Temporária “Radar Veneza – Arquitetos Portugueses na Bienal 1975-2021”, 2022
Saiba mais -
Exposição Temporária “Souto Moura: Memória, Projectos, Obras”, 2021
Saiba mais -
Exposição Temporária “What? When? Why Not?”, 2022
Saiba mais -
Exposição Temporária “Arquigrafias. Guido Guidi e Álvaro Siza”, 2021
Saiba mais -
Exposição Temporária “Irradiações”, 2019
Saiba mais -
Exposição Temporária “A Casa da Democracia: entre Espaço e Poder”, 2018
Saiba mais -
Exposição Temporária “Duas Casas de Paulo Mendes da Rocha”, 2018
Saiba mais
Arquitetura
A Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura está localizada em Matosinhos e ocupa o quarteirão da Real Vinícola. As construções agora recuperadas e adaptadas integraram a antiga instalação fabril edificada entre 1897 e 1901 pela sociedade Menéres & Companhia, destinada à Real Companhia Vinícola. Resistente à progressiva transformação industrial e ocupação habitacional do lugar, a sua preservação e adaptação deve-se ao elevado valor patrimonial e cultural. Patrimonialmente, trata-se um modelo arquitetónico de inspiração e tradição inglesa, onde existiu a primeira tanoaria a vapor da região. Um ramal da linha de caminho-de-ferro ligava-a às docas do Porto de Leixões para expedição e exportação da produção. O pátio central surge como uma Praça Mayor, qualificando-o e vocacionando-o para usos coletivos. O imóvel integra o Plano de Urbanização de Matosinhos Sul, da autoria de Álvaro Siza.
O quarteirão da Real Vinícola, conjunto recuperado pela Câmara Municipal de Matosinhos com projeto do arquiteto Guilherme Machado Vaz, ocupa uma área de 4.700 m2. As áreas públicas destinadas a exposições e apresentações, com auditório, biblioteca e loja representam 36% do espaço, as de conservação e manutenção 38% e as de gestão e produção interna 10%. Os usos comuns correspondem a 16% da sua superfície.
Arquiteto
-
Guilherme Machado Vaz
Nascido no Porto em 1974. Licenciado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) em 1998. Trabalhou como colaborador no atelier de Eduardo Souto Moura em 1996/1997. Arquiteto na Câmara Municipal de Matosinhos desde 2000. Entre outras obras, projetou o Centro Cívico de Custóias, o Estádio de Custóias, a Esplanada no Jardim Basílio Teles e, mais recentemente, as sedes da Casa da Arquitectura e da Orquestra de Jazz de Matosinhos na Real Vinícola.
Ver maisNascido no Porto em 1974. Licenciado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) em 1998. Trabalhou como colaborador no atelier de Eduardo Souto Moura em 1996/1997. Arquiteto na Câmara Municipal de Matosinhos desde 2000. Entre outras obras, projetou o Centro Cívico de Custóias, o Estádio de Custóias, a Esplanada no Jardim Basílio Teles e, mais recentemente, as sedes da Casa da Arquitectura e da Orquestra de Jazz de Matosinhos na Real Vinícola.
Ver menos
O seu atelier produz principalmente projetos residenciais como a Casa do Vale, a Casa do João e a Casa de Afife, entre outros.
Em 2008 trabalhou como Team Architect para o gabinete de David Chipperfield no projeto residencial “Bom Sucesso, Golf Resort and Spa” em Óbidos. Professor na Universidade Lusófona do Porto entre 2012 e 2021. Professor Convidado no Politécnico de Milão, Placência, em 2017. Professor Convidado na Universidade de Navarra, Pamplona, em 2019. Doutoramento em Arquitectura na Universidade Lusófona do Porto (2020).