Explorar
O CIAJG é um centro de arte contemporânea em Guimarães. A base do seu projeto cultural é a coleção do artista José de Guimarães, composta por arte africana, arte pré-colombiana, arte antiga chinesa, e um conjunto representativo da sua obra. A partir de formas culturalmente diversas de conhecer o mundo, expressas na coleção, o CIAJG realiza uma programação regular de exposições, artes performativas e programas públicos.
Google Arts & Culture
Conheça a exposição multimédia do Centro Internacional das Artes José de Guimarães na plataforma Google Arts & Culture.
Exposições em Destaque
A programação do Centro Internacional de Arte José de Guimarães assenta na apresentação de exposições de cáracter permanente e temporárias.
Exposição Temporária “Diário Atmosférico”, 2022
Exposição Temporária “Meio olho, cara longa”, 2022
Exposição Temporária “Complexo Colosso”, 2022
Exposição Temporária “Quarto Blindado”, 2021
Arquitetura
O projeto arquitetónico do CIAJG é da autoria do Pitágoras Group, um escritório internacional dedicado à prática de arquitetura e de todos os serviços associados. Na sua abordagem criativa procura reinventar o simples e o óbvio, projetando edifícios mais conscientes e surpreendentes, que valorizam o contexto local e que respeitam as questões técnicas, económicas e funcionais.
Com mais de dez mil metros quadrados de área de construção, o projeto do CIAJG implicou a transformação do recinto do antigo Mercado Municipal, situado nas proximidades do Largo do Toural e do Centro Histórico. Beneficiando destas condições, o CIAJG contribuiu para a recuperação e reintegração física e funcional de uma área fundamental no espaço da cidade de Guimarães.