Explorar
O Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende constitui uma instituição privada de interesse público, destinando-se à preservação e divulgação do acervo de Júlio Resende, bem como ao fomento de atividades culturais e pedagógicas. A sua singularidade reside no propósito de se tornar um lugar para o diálogo pluridisciplinar no âmbito da cultura contemporânea. Localizado na Área Metropolitana do Porto é um espaço que se pretende de dimensão nacional e internacional, promovendo ações culturais com a comunidade, com os países lusófonos, e ainda aqueles que a cultura faz dialogar. O conceito de desenho que presidiu à institucionalização deste nome é privilegiado no seu mais amplo e legítimo sentido, abrangendo todos os domínios da criação, razão pela qual, ele é aqui, espaço aberto de investigação multidisciplinar.
Google Arts & Culture
Conheça a exposição multimédia do Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende na plataforma Google Arts & Culture.
Exposições em Destaque
A programação do Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende assenta na apresentação de exposições de cáracter permanente e temporárias.
-
Exposição Permanente – Lugar do Desenho
Saiba mais -
Exposição Temporária “Esculturas e Desenhos (1990—2014)”, 2017
-
Exposição Temporária “Visita Privada — A Coleção de Desenho do Escultor José Rodrigues”, 2020
-
Exposição Temporária “60 Desenhos Anos 60, “2019
-
Exposição Temporária “Júlio Resende Na Coleção Millennium BCP”, 2019
Saiba mais -
Exposição Temporária “Uns Dyas Entre Nós — Desenhos Humorísticos De Júlio Resende”, 2018
Saiba mais
Arquitetura
O edifício sede da Fundação Júlio Resende, inaugurado a 23 de outubro de 1997 em Gondomar, foi projetado pelo arquiteto José Carlos Loureiro, membro da Ordem dos Arquitectos, formado na Escola Superior de Belas-Artes do Porto, em 1950, e aí docente até 1972.
Nele se incluem três áreas de exposição que propõem um programa expositivo alicerçado na obra de Júlio Resende, mas que visa também abranger a pluralidade de tendências e propostas artísticas da contemporaneidade.
A Sala do Acervo exclusivamente vocacionada para a apresentação de trabalhos pertencentes à Fundação e nomeadamente o espólio do Pintor Júlio Resende, a Sala de Exposições Temporárias que privilegia artistas com um trajeto já reconhecido e a Sala3, recentemente criada, destinada à apresentação de jovens artistas e a registos de carácter predominantemente experimental. Além dos espaços de exposição o edifício contempla um auditório, oficinas, biblioteca, loja e um espaço de residência para artistas. De salientar ainda o espaço dos jardins.
Arquiteto
-
José Carlos Loureiro
José Carlos Loureiro (1925, Covilhã) ingressou na Escola de Belas Artes do Porto concluindo a sua formação em 1950. Desde então e até à atualidade, desenvolveu uma sólida e reconhecida atividade profissional, enquanto arquiteto e professor, pontuada pela colaboração com Luís Pádua Ramos, arquiteto com quem virá a constituir, em 1976, a GALP, Lda.
Ver maisJosé Carlos Loureiro (1925, Covilhã) ingressou na Escola de Belas Artes do Porto concluindo a sua formação em 1950. Desde então e até à atualidade, desenvolveu uma sólida e reconhecida atividade profissional, enquanto arquiteto e professor, pontuada pela colaboração com Luís Pádua Ramos, arquiteto com quem virá a constituir, em 1976, a GALP, Lda. Um longo percurso onde figuram importantes participações em colóquios, congressos e exposições nacionais e internacionais, bem com um forte sentido de intervenção pública, traduzido no desempenho de cargos diretivos nas associações representativas da profissão, ou mesmo na prestação de funções em cargos de vereação camarária no município do Porto que lhe atribuirá a Medalha Municipal de Mérito, Grau de Ouro. A obra projetada encontra-se dispersa por um amplo território geográfico, ainda que com uma particular incidência no Porto e Norte de Portugal.
Ver menos