Explorar

A Fundação Bienal de Arte de Cerveira integra, no seu acervo, uma das mais relevantes coleções de arte, representativa, no essencial, da produção artística do pós-25 de abril de 1974, correspondendo à ação das Bienais Internacionais de Arte a partir de 1978. A coleção constitui-se, sobretudo, a partir dos prémios atribuídos ao longo das várias edições da bienal e de doações dos artistas.

A gestão do seu espaço permanente de exposições, o Fórum Cultural de Cerveira, tem optado, para lá dos períodos em que acolhe as exposições resultantes das edições da bienal, por exposições temporárias. Faz-se o exercício de este programa de exposições temporárias promover novas abordagens à coleção com regularidade. No entanto, não há a política de uma exposição permanente, estando esta demanda à espera da construção de um novo edifício destinado, apenas, à exibição da coleção de forma permanente. Contudo, com o recurso às possibilidades do digital, o museu virtual da Bienal de Cerveira permite aos públicos descobrir, em qualquer espaço ou tempo, as obras da coleção.

Google Arts & Culture

Conheça a exposição multimédia do Museu Bienal De Cerveira na plataforma Google Arts & Culture.

Saiba mais Saiba mais

Exposições em Destaque

A programação do Museu da Bienal de Cerveira assenta na apresentação de exposições temporárias.

© Patrick Esteves

XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira, 2020

© Luar Imagem

XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira, 2017

Visitar

Distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) como o “Melhor Museu Português de 2019”, o Museu Bienal de Cerveira abriu portas em 2002, mas resulta de um projeto iniciado em 1978, ano da criação da Bienal Internacional de Arte de Cerveira. Gerido desde 2011 pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira, o Museu Bienal de Cerveira possui uma coleção representativa da evolução da arte moderna e contemporânea portuguesa e internacional das últimas 4 décadas. No total, a Coleção é composta por mais de 700 obras de arte, resultantes maioritariamente de prémios adquiridos ao longo das Bienais Internacionais de Arte de Cerveira e de doações de artistas.

Horários

1 de outubro a 30 de junho*

  • terça a sexta-feira 14h00 às 18h00
  • sábados 10h00 às 13h00
  • 14h00 às 18h00

1 de julho a 30 de setembro

  • Aberto todos os dias** 14h00 às 23h00

*Encerrado às segundas-feiras, domingos e feriados

**incluindo domingos e feriados

Outros horários disponíveis para grupos mediante marcação. 

Tarifário Bilheteira

Bilhetes

  • Entrada 5€

Descontos

Como Chegar

  • point

    Av. das Comunidades Portuguesas, S/N
    4920-275 Vila Nova de Cerveira
    Portugal

    GPS:
    Latitude: 41.946262 ou 41º 56’ 47’’ N • Longitude: –8.742537 ou 8º 44’ 33’’ W

  • bus

    Central de autocarros a cerca de 15 minutos a pé

  • train

    Estação de comboio a cerca de 15 minutos a pé

Acessibilidade

Visitas

Agendar

Marcações através dos seguintes contactos:

Grupos

Número máximo de 30 elementos.

Espaços

Auditório , Oficinas, Sala Serviço Educativo e Loja (esta última apenas se encontra em funcionamento aquando da realização do evento Bienal Internacional de Arte de Cerveira)

© Patrick Esteves
© Patrick Esteves

Eventos

Realizando-se de dois em dois anos, a Bienal Internacional de Arte de Cerveira é um evento ímpar em Portugal no cenário das artes plásticas. Desde 1978 que o evento se transformou num fenómeno de descentralização cultural e internacionalização, sendo a bienal mais antiga da Península Ibérica.