Explorar
A Casa do Design abriu as suas portas a 30 de junho de 2016, com a exposição BURILADA | arte-factos para a sobrevivência. Desde então tem vindo a afirmar-se como um espaço central de exposição, divulgação e produção crítica de conhecimento em design com um particular enfoque no design português.
O projeto resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a esad—idea, Investigação em Design e Arte (o centro de investigação da ESAD — Escola Superior de Artes e Design) e pretende consolidar-se através de uma abertura a diferentes áreas, temas e públicos, bem como pela recetividade a novas propostas e futuros parceiros, de forma a reforçar a dimensão de um espaço que se quer de abrangência e relevância nacional e internacional.
Google Arts & Culture
Conheça a exposição multimédia da Casa do Design na plataforma Google Arts & Culture.
Exposições em Destaque
A programação da Casa do Design assenta na apresentação de exposições temporárias.
-
Exposição Temporária – Casa do Design
Saiba mais -
Exposição Temporária “Motos de Portugal”, 2017-18
-
Exposição Temporária “Imprimere”, 2018-19
-
Exposição Temporária “Sinal – 100 Anos de Design das Telecomunicações e dos Correios em Portugal”, 2019
-
Exposição Temporária “Frontiere”, 2019-20
-
Manuel Lapa
-
Museu da Matéria Viva
Arquitetura
A Casa do Design integra o edifício dos Paços do Concelho de Matosinhos, desenhado pelo Arquiteto Alcino Soutinho em 1987, cujo projeto constitui um importante marco da arquitetura moderna portuguesa. Com este edifício, Soutinho projetou uma nova filosofia associada ao Poder Local, caracterizado pela transparência, pela proximidade e ligação aos cidadãos. A reabilitação da zona do edifício onde se encontra instalada a Casa Design decorreu em 2016, por equipa de arquitetos municipais.
Arquiteto
-
Alcino Soutinho
Alcino Soutinho (1930-2013), arquiteto com ligação intrínseca à “Escola do Porto”, obteve o seu diploma em 1959, na então Escola Superior de Belas Artes do Porto. Desde sempre conciliou a prática de projeto com a docência, tendo sido uma figura ativa na construção do debate e divulgação da arquitetura, através da participação em conferências, debates e da publicação de artigos em livros e revistas da especialidade. Exerceu cargos públicos em instituições de relevo, como o Centro Português de Design (1998-2001), a Cooperativa de Atividades Artísticas Árvore (2003-2006) ou a Ordem dos Arquitetos (1999-2002).
Ver maisAlcino Soutinho (1930-2013), arquiteto com ligação intrínseca à “Escola do Porto”, obteve o seu diploma em 1959, na então Escola Superior de Belas Artes do Porto.
Ver menos
Desde sempre conciliou a prática de projeto com a docência, tendo sido uma figura ativa na construção do debate e divulgação da arquitetura, através da participação em conferências, debates e da publicação de artigos em livros e revistas da especialidade. Exerceu cargos públicos em instituições de relevo, como o Centro Português de Design (1998-2001), a Cooperativa de Atividades Artísticas Árvore (2003-2006) ou a Ordem dos Arquitetos (1999-2002).
Arquiteto com uma profícua prática profissional de aproximadamente cinco décadas, reconhecida e premiada nacional e internacionalmente, sendo testemunhada por um conjunto alargado de obras, de norte a sul do país. Exemplos como o edifício da Biblioteca-Museu Amadeo de Souza Cardoso, Amarante (1977 – Prémio AICA), a recuperação do Castelo de Cerveira (1982 – Prémio “Europa Nostra”), o Museu do Neo-Realismo de Vila Franca de Xira (2001), ou o emblemático edifício dos Paços do Concelho de Matosinhos (1981), ao qual se associou o edifício da nova Biblioteca Florbela Espanca e Galeria Municipal de Matosinhos (2005), atestam o domínio de uma linguagem arquitetónica caracterizada pelo saber técnico, solidez construtiva e uma notável adequação ao lugar e à função.