Saltar para o conteúdo principal

Helena Almeida

Helena Almeida ( Lisboa, 1934 – Sintra, 2018) terminou o curso de Pintura na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa em 1955 e expôs regularmente desde finais da década de 1960. A sua primeira exposição individual aconteceu em 1967, na Galeria Buchholz, em Lisboa.

Ao longo de toda a sua carreira, Helena Almeida questionou os meios artísticos tradicionais, em particular a pintura, disciplina a partir da qual explorou outras disciplinas, como o desenho, a performance, o vídeo e a fotografia. Nos seus trabalhos iniciais a artista reflete sobre a materialidade e os limites do espaço pictórico, trabalhando a tela de forma não convencional, como, por exemplo, pintando o seu verso ou acrescentando-lhe objetos do quotidiano. Na sequência destas obras iniciais, a artista encontrou na fotografia o meio ideal para explorar a tensão existente entre a sua obra e o seu corpo, tema sempre presente no seu pensamento artístico, para o que recorreu à autorrepresentação por que se tornou conhecida nacional e internacionalmente.

Helena Almeida representou Portugal nas Bienais de São Paulo (1979), Veneza (1982 e 2004) e Sidney (2004) e teve importantes exposições individuais em Portugal e no estrangeiro.